12/11/2017
O Microcrédito na Europa: estudo do impacto da dinâmica das IMF na captação de público
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Cada vez mais a pobreza e a exclusão social são uma realidade presente em todo mundo. Muitos dizem que isto acontece dada a desigualdade da distribuição dos investimentos públicos. Foi no sentido de colmatar estes três grandes problemas da sociedade que surgiu o microcrédito. O microcrédito consiste na concessão de um pequeno empréstimo bancário que se destina a pessoas com carência económica, mas que são detentoras de um espirito empreendedor, isto é, que têm uma boa ideia de negócio, mas que dada a sua situação económica não conseguem ter acesso ao crédito bancário tradicional. O presente estudo tem como principal objetivo analisar a ligação entre a pobreza e o microcrédito no continente Europeu, tentando perceber qual o impacto das IMF na captação de público. De forma a proceder a este estudo, procedemos ao levantamento de variáveis que podem ter influência na captação de público por parte das instituições. Para tal escolhemos um nicho de 11 países do continente europeu sendo que recorremos essencialmente à base de dados do Mix Market. De forma a ter uma visão mais abrangente dos países em estudo, foi efetuada uma breve análise estatística dos países em estudo sendo que utilizamos também variáveis macroeconómicas de forma a perceber a realidade de cada país em estudo. Através do modelo econométrico de dados em painel quisemos testar que variáveis influenciam o desempenho das instituições de microfinanças, as variáveis que concluímos que são estatisticamente significativas são os escritórios, o número de depositantes, os empréstimos, agentes de crédito, ativos e depósitos. Concluímos também que as variáveis dos escritórios e dos agentes de crédito influenciam positivamente a nossa variável dependente – número de mutuários ativos que como tal nos fez concluir que ao conceito de microcrédito também se aplica a lei revista de Say, isto é, se aumentarmos o número de escritórios existentes assim como o número de agentes de crédito consequentemente também irá aumentar a procura da concessão de créditos ao abrigo do programa de microcrédito por parte dos mutuários ativos. Desta forma, ao efetuar um aumento da oferta será possível estimular o microcrédito na Europa que consequentemente poderá aliviar a pobreza e a exclusão social existentes no continente.
Por Ferreira, Fátima Catarina Pinto
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